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Orientações para acesso ao Sistema PGC

Como acessar?


  • As credenciais de acesso ao sistema PGC são as mesmas utilizadas nos sistemas de compras governamentais - SIASG (CPF e senha).
  • Para o primeiro acesso, o servidor já registrado em algum dos subsistemas no Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG) (SICON/COMPRASNET/SICAF/COMUNICA/etc) deve entrar em contato com o cadastrador parcial do seu órgão/entidade para que seja vinculado a um dos três perfis do PGC: Área requisitante (PAC-REQUI), Unidade de Compras (PAC-UNCOMP) ou Autoridade competente (PAC-AUTOR). Atenção! O usuário deve optar por apenas um dos perfis disponíveis.

 

Quem ainda não possui acesso ao SIASG:

 

  • Deve solicitar o seu cadastro no senha-rede ao cadastrador parcial do seu órgão/entidade, por meio do Ofício contendo as seguintes informações: Nome do usuário, CPF, n° Unidade Gestora, perfil solicitado, com assinatura da chefia imediata.
  • Para consultar informações sobre o cadastrador parcial do seu órgão ou entidade, entre em contato com a Central de atendimento do Siasg por meio do telefone 0800 978 9001.
  • Após o cadastro no senha-rede, será enviada ao e-mail informado pelo usuário uma senha provisória que deverá ser alterada na plataforma do SIASG (HOD).

 

Observação: o cadastramento de usuários no senha-rede para acesso ao PGC segue as mesmas regras e procedimentos instituídos na Portaria Normativa n° 4, de 19 de dezembro de 2002. Assim, os Cadastradores Gerais, Parciais e Locais deverão cadastrar os usuários mediante autorização competente.

 

Como escolher o perfil?


  • Unidade de Compras (PAC-UNCOMP):

Esse perfil permite que o usuário realize as seguintes ações: cadastramento de plano (incluir, importar, alterar e excluir item) e realização de envio para aprovação da autoridade competente. Neste perfil poderão ser cadastrados a autoridade competente do setor de licitações e os servidores autorizados por ele a operarem o sistema PGC a fim de consolidar no sistema todos os itens que comporão o Plano Anual de Contratações.

  • Autoridade Competente (PAC-AUTOR):

Esse perfil permite que o usuário realize além das ações disponibilizadas ao perfil unidade de compras, a aprovação, reprovação e devolução dos itens do plano, bem como seu envio ao Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão. Neste perfil poderão ser cadastrados a autoridade máxima do órgão/entidade e quem esta delegar a competência de aprovar o Plano Anual de Contratações.

  • Área requisitante (PAC-REQUI):

Esse perfil permite que o usuário registre diretamente no sistema PGC os itens que identificou com necessários para aquisição no ano seguinte e encaminhe ao setor de licitações para analisar o seu pedido. As seguintes ações estão disponíveis: cadastramento de item (incluir, importar, alterar e excluir item) e envio para o setor de licitações. Neste perfil poderão ser cadastradas as unidades responsáveis por identificar uma necessidade e solicitar a contratação de um bem ou serviço.

  • Área de TIC (PAC-TIC):

Esse perfil destina-se àqueles que atuam nas unidades responsáveis por analisar as demandas de contratação de bens ou serviços de Tecnologia da Informação e Comunicações - TIC encaminhadas pelos requisitantes a serem inseridas no Plano Anual de Contratações. Permite além do cadastramento (incluir, importar, alterar e excluir item), a devolução de itens ao requisitante para ajustes e a aprovação de itens para análise da Unidade de compras. Podem ser cadastrados o responsável pelas contratações de Tecnologia da Informação e os servidores autorizados por ele a operarem o sistema.

 

Em caso de dúvidas, acesse o Manual de Orientação para Cadastramento e Habilitação de Usuário no SIASG ou entre em contato pelo 0800 978 9001 (Central de atendimento).

 

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