Orientações iniciais
O Comprasnet Contratos é uma ferramenta disponibilizada em parceria com a Advocacia-Geral da União. Para iniciar o uso da ferramenta, é necessário ler as orientações abaixo e observar os procedimentos de adesão voluntária, observando a estratégia definida pela Secretaria de Gestão, órgão central do Sistema Integrado de Serviços Gerais (SISG).
Estratégia de adesão:
As solicitações de adesão ao Comprasnet Contratos serão avaliadas pela equipe da Secretaria de Gestão (Seges) e priorizadas de acordo com a seguinte ordem de classificação:
• Etapa 1: apenas órgãos da Administração direta, bem como os órgãos essenciais da Presidência da República;
• Etapa 2: apenas autarquias e fundações;
• Etapa 3: apenas estatais dependentes; e
• Etapa 4: demais órgãos e entidade públicas das demais esferas e poderes.
Primeiros passos:
1. Preencher o formulário de adesão;
2. Validar informações dos cadastradores parciais do órgão ou entidade;
3. Informar qualquer divergência de perfil de acesso para a correta habilitação do cadastrador parcial no sistema;
4. Aguardar habilitação de perfil de acesso aos cadastradores parciais do órgãos;
5. Checar e-mail enviado automaticamente pelo sistema com as orientações iniciais de acesso ao sistema; e
6. Após o primeiro acesso, o cadastrador parcial estará apto a habilitar os demais usuários do sistema.
1. Habilitação de usuários na plataforma
• Cadastradores parciais serão cadastrados pela Seges e serão avisados por e-mail;
• Cada cadastrador parcial poderá habilitar seus cadastradores locais;
• Cada usuário do sistema deverá solicitar sua habilitação no sistema com o cadastrador local do próprio órgão.
2. Conheça os perfis do sistema
• Cadastrador Parcial (Administrador de Órgão)
○ Acesso a todas as funcionalidades do sistema. Concede novos acessos a todos os perfis abaixo dentro da estrutura de seu órgão. Configura informações de uso do órgão (subcategorias).
• Cadastrador Local (Administrador de Unidade)
○ Acesso a todas as funcionalidades do sistema, exceto às configurações do órgão. Concede novos acessos a todos os perfis abaixo dentro de sua respectiva unidade.
• Gestão de Contratos
○ Realiza gestão de todos os contratos da UASG e pode incluir empenhos manualmente;
• Gestão Financeira
○ Realiza gestão financeira dos contratos, além de acessar a consulta de fatura para atualização da situação;
• Responsável por Contrato
○ Consultas a todos os contratos além de gerir aqueles que possua responsabilidades atribuídas, como fiscal, gestor, autoridade;
• Consulta
○ Acesso às consultas gerais do sistema.
3. Cadastrador parcial: configurações iniciais
• Para órgãos do Poder Executivo federal (SISG - administração direta, autárquica e fundacional), o sistema já está configurado para o padrão 99999.999999/9999-99
• Caso contrário, inicie configurando o padrão NUP do seu órgão:
○ No menu "Administração", acessar a funcionalidade "Estrutura" → Órgão;
○ Localize o órgão que deseja configurar;
○ Clique na engrenagem e acesse a opção "Configuração";
○ Clique em "Adicionar configuração do órgão" para inserir o formato de numeração de processos (NUP);
• Nesse momento, é possível criar sub-categorias de contratos para um melhor detalhamento dos contratos gerenciados pelo órgão. Para isso, no menu:
○ No menu "Administração", acessar a funcionalidade "Estrutura" → Órgão;
○ Localize o órgão que deseja configurar;
○ Clique na engrenagem e acesse a opção "Subcategoria".
• Agora é necessário cadastrar os acessos dos usuários do seu órgão. O cadastrador parcial deve cadastrar, obrigatoriamente, ao menos um cadastrador local por unidade vinculada. Opcionalmente, o cadastrador parcial também pode cadastrar usuários comuns que vão operar o sistema.
○ Para iniciar o cadastramento de usuários, acesse o menu:
▫ "Administração", acessar a funcionalidade "Acesso" → "Usuários";
▫ Clique em "adicionar usuário" e preencha o formulário de cadastro; e
▫ Ao salvar, o sistema enviará um e-mail com os dados de acesso ao usuário.
4. Cadastrador local: configurações iniciais
• O cadastrador local deverá:
○ Habilitar os usuários da unidade que são responsáveis pela gestão e fiscalização de contratos; e
○ Configurar sua unidade para habilitação dos alertas.
• Cadastrar os usuários dos seguintes perfis:
○ Consulta
○ Execução Financeira
○ Preposto
○ Responsável por Contrato
○ Setor Contratos
5. Primeiros passos para o usuário do sistema
• Os dados do seu acesso serão enviados por e-mail automático do sistema:
○ Verificar o remetente: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. <O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.>;
• Caso não tenha localizado o e-mail, verifique sua caixa de spam.
○ Lembre-se de adicionar esse e-mail nos seus contatos, pois todas as mensagens do sistema são enviadas por esse remetente.
• Para acessar, clique no link disponível no e-mail;
• Você será redirecionado para a tela de login do sistema;
○ Informe o no campo usuário o e-mail de cadastro e a senha informada no e-mail;
• Lembre-se de alterar sua senha inicial por meio do menu "Meus dados" → "Mudar senha";
• Na tela de início, o gráfico, na seção de "Contratos por categoria", mostrará todos os contratos da sua UASG que estão disponíveis no sistema.
○ Você pode acessar a relação de contratos em “Gestão contratual” → “Contratos”.
○ Caso não encontre algum contrato, faça a importação via SIASG, no menu “Gestão contratual” → “Importação SIASG”.
○ Caso não seja usuário SIASG, adicione os contratos manualmente.Para isso, acesse “Gestão contratual” → “Contratos”.
• Na seção "Empenhos sem contratos vinculados" são listados todos os empenhos localizados no SIAFI que ainda não estejam vinculados aos contratos da sua UG.
6. Informações importantes
• Ao acessar o sistema, o usuário visualizará:
○ Todos os contratos já cadastrados no SIASG;
○ Empenhos originais registrados diretamente no SIAFI;
○ Todos os empenhos registrados no SIASG;
○ Todos os termos aditivos;
○ Todos os termos de rescisão;
○ Apenas a última sub-rogação, quando houver; e
○ Todas os itens da compra.
• Na página inicial, são mostradas as seguintes seções:
○ Novos contratos: contendo a quantidade de contratos inseridos nos últimos 5 dias;
○ Contratos atualizados: contendo a quantidade de contratos que tiveram atualização nos últimos 5 dias;
○ Contratos vencidos: contendo a quantidade de contratos que estão com o prazo contratual expirado;
○ Mensagens pendentes: permite acesso rápido à funcionalidade de mensageria do sistema;
○ Contratos por categoria: permite identificar a proporção de contratos de acordo com as categorias que foram vinculadas aos contratos;
▫ Importante: No primeiro acesso é necessário informar a categoria de cada contrato!
○ Calendário: o usuário visualizará as vigências dos contratos de sua UASG.
○ Empenhos sem contrato vinculado: lista de empenhos importados do SIAFI, em que será necessária a vinculação a cada contrato conforme o fornecedor;
• O sistema possui as seguintes categorias de contratos:
○ Bens
○ Serviços continuados s/ dedicação exclusiva de mão de obra
○ Serviços continuados c/ dedicação exclusiva de mão de obra
○ Serviços não continuados
○ Bens e serviços de TIC
○ Serviços de Engenharia
○ Obras
○ Internacional
○ Locação de Imóveis
○ Cessão
• O sistema também permite o detalhamento em subcategorias:
○ O cadastrador parcial é o perfil no sistema que detém autorização para cadastrar as subcategorias ou delegar para um usuário da área de gestão de logística e compras.
Como aderir
Para aderir ao sistema, leia as orientações abaixo e preencha o formulário de adesão.
Atendimento e suporte
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de atendimento clicando aqui ou pelo telefone 0800-978-9001.