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Orientações iniciais

O Comprasnet Contratos é uma ferramenta disponibilizada em parceria com a Advocacia-Geral da União. Para iniciar o uso da ferramenta, é necessário ler as orientações abaixo e observar os procedimentos de adesão voluntária, observando a estratégia definida pela Secretaria de Gestão, órgão central do Sistema Integrado de Serviços Gerais (SISG).

Estratégia de adesão:

As solicitações de adesão ao Comprasnet Contratos serão avaliadas pela equipe da Secretaria de Gestão (Seges) e priorizadas de acordo com a seguinte ordem de classificação:

• Etapa 1: apenas órgãos da Administração direta, bem como os órgãos essenciais da Presidência da República;
• Etapa 2: apenas autarquias e fundações;
• Etapa 3: apenas estatais dependentes; e
• Etapa 4: demais órgãos e entidade públicas das demais esferas e poderes.

Primeiros passos:

1. Preencher o formulário de adesão;
2. Validar informações dos cadastradores parciais do órgão ou entidade;
3. Informar qualquer divergência de perfil de acesso para a correta habilitação do cadastrador parcial no sistema;
4. Aguardar habilitação de perfil de acesso aos cadastradores parciais do órgãos;
5. Checar e-mail enviado automaticamente pelo sistema com as orientações iniciais de acesso ao sistema; e
6. Após o primeiro acesso, o cadastrador parcial estará apto a habilitar os demais usuários do sistema.

1. Habilitação de usuários na plataforma

Cadastradores parciais serão cadastrados pela Seges e serão avisados por e-mail;
• Cada cadastrador parcial poderá habilitar seus cadastradores locais;
• Cada usuário do sistema deverá solicitar sua habilitação no sistema com o cadastrador local do próprio órgão.

2. Conheça os perfis do sistema

Cadastrador Parcial (Administrador de Órgão)

○ Acesso a todas as funcionalidades do sistema. Concede novos acessos a todos os perfis abaixo dentro da estrutura de seu órgão. Configura informações de uso do órgão (subcategorias).

Cadastrador Local (Administrador de Unidade)

○ Acesso a todas as funcionalidades do sistema, exceto às configurações do órgão. Concede novos acessos a todos os perfis abaixo dentro de sua respectiva unidade.

Gestão de Contratos

○ Realiza gestão de todos os contratos da UASG e pode incluir empenhos manualmente;

Gestão Financeira

○ Realiza gestão financeira dos contratos, além de acessar a consulta de fatura para atualização da situação;

Responsável por Contrato

○ Consultas a todos os contratos além de gerir aqueles que possua responsabilidades atribuídas, como fiscal, gestor, autoridade;

• Consulta

○ Acesso às consultas gerais do sistema.

3. Cadastrador parcial: configurações iniciais

Para órgãos do Poder Executivo federal (SISG - administração direta, autárquica e fundacional), o sistema já está configurado para o padrão 99999.999999/9999-99

Caso contrário, inicie configurando o padrão NUP do seu órgão:

○ No menu "Administração", acessar a funcionalidade "Estrutura" → Órgão;
○ Localize o órgão que deseja configurar;
○ Clique na engrenagem e acesse a opção "Configuração";
○ Clique em "Adicionar configuração do órgão" para inserir o formato de numeração de processos (NUP);

Nesse momento, é possível criar sub-categorias de contratos para um melhor detalhamento dos contratos gerenciados pelo órgão. Para isso, no menu:

○ No menu "Administração", acessar a funcionalidade "Estrutura" → Órgão;
○ Localize o órgão que deseja configurar;
○ Clique na engrenagem e acesse a opção "Subcategoria".

Agora é necessário cadastrar os acessos dos usuários do seu órgão. O cadastrador parcial deve cadastrar, obrigatoriamente, ao menos um cadastrador local por unidade vinculada. Opcionalmente, o cadastrador parcial também pode cadastrar usuários comuns que vão operar o sistema.

○ Para iniciar o cadastramento de usuários, acesse o menu:

▫ "Administração", acessar a funcionalidade "Acesso" → "Usuários";
▫ Clique em "adicionar usuário" e preencha o formulário de cadastro; e
▫ Ao salvar, o sistema enviará um e-mail com os dados de acesso ao usuário.

4. Cadastrador local: configurações iniciais

O cadastrador local deverá:

○ Habilitar os usuários da unidade que são responsáveis pela gestão e fiscalização de contratos; e
○ Configurar sua unidade para habilitação dos alertas.

• Cadastrar os usuários dos seguintes perfis:

○ Consulta
○ Execução Financeira
○ Preposto     
○ Responsável por Contrato     
○ Setor Contratos

5. Primeiros passos para o usuário do sistema

Os dados do seu acesso serão enviados por e-mail automático do sistema:

○ Verificar o remetente: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. <O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.>;

Caso não tenha localizado o e-mail, verifique sua caixa de spam.

○ Lembre-se de adicionar esse e-mail nos seus contatos, pois todas as mensagens do sistema são enviadas por esse remetente.

Para acessar, clique no link disponível no e-mail;

Você será redirecionado para a tela de login do sistema;

○ Informe o no campo usuário o e-mail de cadastro e a senha informada no e-mail;

Lembre-se de alterar sua senha inicial por meio do menu "Meus dados" "Mudar senha";

Na tela de início, o gráfico, na seção de "Contratos por categoria", mostrará todos os contratos da sua UASG que estão disponíveis no sistema.

○ Você pode acessar a relação de contratos em “Gestão contratual” → “Contratos”.
○ Caso não encontre algum contrato, faça a importação via SIASG, no menu “Gestão contratual” “Importação SIASG”.
○ Caso não seja usuário SIASG, adicione os contratos manualmente.Para isso, acesse “Gestão contratual” “Contratos”.

Na seção "Empenhos sem contratos vinculados" são listados todos os empenhos localizados no SIAFI que ainda não estejam vinculados aos contratos da sua UG.

6. Informações importantes

Ao acessar o sistema, o usuário visualizará:

○ Todos os contratos já cadastrados no SIASG;
○ Empenhos originais registrados diretamente no SIAFI;
○ Todos os empenhos registrados no SIASG;
○ Todos os termos aditivos;
○ Todos os termos de rescisão;
○ Apenas a última sub-rogação, quando houver; e
○ Todas os itens da compra.

• Na página inicial, são mostradas as seguintes seções:

Novos contratos: contendo a quantidade de contratos inseridos nos últimos 5 dias;
Contratos atualizados: contendo a quantidade de contratos que tiveram atualização nos últimos 5 dias;
Contratos vencidos: contendo a quantidade de contratos que estão com o prazo contratual expirado;
Mensagens pendentes: permite acesso rápido à funcionalidade de mensageria do sistema;
Contratos por categoria: permite identificar a proporção de contratos de acordo com as categorias que foram vinculadas aos contratos;

▫ Importante: No primeiro acesso é necessário informar a categoria de cada contrato!

Calendário: o usuário visualizará as vigências dos contratos de sua UASG.
Empenhos sem contrato vinculado: lista de empenhos importados do SIAFI, em que será necessária a vinculação a cada contrato conforme o fornecedor;

O sistema possui as seguintes categorias de contratos:

○ Bens
○ Serviços continuados s/ dedicação exclusiva de mão de obra
○ Serviços continuados c/ dedicação exclusiva de mão de obra
○ Serviços não continuados
○ Bens e serviços de TIC
○ Serviços de Engenharia
○ Obras
○ Internacional
○ Locação de Imóveis
○ Cessão

O sistema também permite o detalhamento em subcategorias:

○ O cadastrador parcial é o perfil no sistema que detém autorização para cadastrar as subcategorias ou delegar para um usuário da área de gestão de logística e compras. 

 

Como aderir

Para aderir ao sistema, leia as orientações abaixo e preencha o formulário de adesão.

 

 

Atendimento e suporte

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de atendimento clicando aqui ou pelo telefone 0800-978-9001.

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