Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eficiência do Gasto > Notícias de eficiência do gasto > Até 92% de redução de desperdícios em conta de energia elétrica
Início do conteúdo da página

Até 92% de redução de desperdícios em conta de energia elétrica

Por meio do estudo “Contratação Ótima de Energia”, o Departamento de Normas e Sistemas de Logística (DELOG), da Secretaria de Gestão, em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento para Excelência e Transformação do Setor Público (NExT/UnB), desenvolveu análises visando promover a eficiência do gasto público.

Trata-se de ajustar a demanda de energia elétrica a ser contratada de modo que se reduza perdas relativas a desperdícios (consumo abaixo do valor contratado) ou ultrapassagens (consumo acima do valor contratado).

Dessa forma, a contratação ótima de energia ocorre por meio da revisão periódica dos contratos de energia elétrica do órgão com base no seu perfil de consumo para assegurar economicidade.

Como resultado dessa medida, o NExt, a partir das análises de readequação da demanda contratada em contas de energia de 664 unidades da Administração Pública Federal (APF), entre 138 órgãos e entidades do Poder Executivo, situadas no Distrito Federal, em São Paulo e no Rio de Janeiro, verificou que algumas dessas unidades apresentaram um potencial de economia de até 92% com a nova contratação da demanda de energia elétrica.

Como forma de apoiar os órgãos públicos na análise do seu perfil de consumo, para fins de readequação da sua demanda, será disponibilizada, em breve, uma ferramenta automatizada no Portal Eficiência do Gasto.

Os ajustes sugeridos são capazes de gerar um impacto positivo na economia dos órgãos, uma vez que permite o alcance de resultados com menores recursos investidos ou o aumento dos resultados gerados pelo governo com o mesmo nível de recursos gastos.

O conjunto de conhecimentos, habilidades e procedimentos aplicáveis aos problemas investigados no âmbito deste projeto estão sendo transferidos aos órgãos, ampliando sua capacidade de inovação e criando uma base de conhecimento para garantir a utilização adequada das metodologias e ferramentas tecnicamente associadas ao desenvolvimento do projeto.

Saiba mais sobre a medida na seção "Como fazer a alteração da demanda contratada" e na cartilha  "Como analisar as contas de energia".

Fim do conteúdo da página