SIASG - SIDEC
FAQ
SIASG - SIDEC
1 – Como obter orientação para fazer ADESÃO ao Sistema SIASG / COMPRASNET no ambiente de Produção?
2 – Como obter senha de acesso às Informações Gerenciais do SIASG Data Warehouse – DW?
5 – Como obter habilitação na opção/Transação Pregão ou em qualquer outro módulo do SIASG?
8 – Onde estão disponibilizados os Manuais do SIASG?
13 – Quais as funcionalidades que continuam dentro do SIDEC?
14 – Quais os eventos que serão incluídos pelo SIDEC?
15 – Como proceder para incluir um evento de HABILITAÇÃO e/ou RESULTADO de JULGAMENTO?
16 – Como consultar um PEDIDO de CATALOGAÇÃO de ITEM de MATERIAL e/ou SERVIÇO?
18 – Como proceder, quando o sistema exibe a mensagem: “SEU TECLADO PODE ESTAR DESCONFIGURADO”?
1 – Como obter orientação para fazer ADESÃO ao Sistema SIASG / COMPRASNET no ambiente de Produção?
1. Se o usuário for de Órgãos e entidades da Administração Pública, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, não integrantes do Sistema de Serviços Gerais – SISG.
- Acesse o sítio https://www.comprasgovernamentais.gov.br;
- Clique em Publicações, Procedimentos para adesão ao SIASG
- Role o conteúdo da tela e preencha o ANEXO I
2. Se o usuário for de entidades privadas sem fins lucrativos que recebam recursos públicos provenientes de convênios ou instrumentos congêneres.
- Acesse o sítio https://www.comprasgovernamentais.gov.br;
- Clique em Publicações, Procedimentos para adesão ao SIASG
- Role o conteúdo da tela e preencha o ANEXO III
3. Se o seu órgão já possui código/número de UASG, entre em contato com o cadastrador geral ou parcial do seu órgão.
2 – Como obter senha de acesso às Informações Gerenciais do SIASG Data Warehouse – DW?
Para obter a senha de Acesso ao DW, envie um comunica para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, UASG – 200999 informando:
- CPF,
- Nome completo,
- Telefone e
- Solicitação de treinamento na ferramenta DW – DATA WAREHOUSE.
3 – Qual o endereço do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para o envio de correspondência?
4 – Como proceder, quando a senha de acesso ao SIASG, está bloqueada, revogada ou inativa no ambiente de produção e/ou treinamento?
Para Reativar, Desbloquear a senha do SIASG (Produção ou Treinamento), entre em contato com o Cadastrador Geral ou Parcial do seu órgão.
Caso não tenha Cadastrador Geral ou Parcial no seu órgão, entre em contato com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
5 – Como obter habilitação na opção/Transação Pregão ou em qualquer outro módulo do SIASG?
A habilitação na Opção/Transação Pregão ou em qualquer outro módulo do SIASG, será incluída no perfil do usuário pelo Cadastrador Geral ou Parcial do Órgão.
6 – Qual o horário de funcionamento ou qual o procedimento para solicitar a extensão de horário para o Sistema SIASG?
O horário de funcionamento do SIASG é das 08:30h às 21:30h no horário de Brasília, nos dias úteis (Segunda a Sexta Feira com exceção dos feriados).
Para extensão de horário, o usuário deverá encaminhar uma solicitação através de um Comunica para a UASG – 200999, com a antecedência de 48 horas, informando o Órgão, Nome do Servidor E Telefone para contato.
7 – Como obter informações sobre a Legislação / Normas do Processo de Compras, Contratações, Licitações e Pregões?
1. Todas as informações/orientações sobre questões NORMATIVAS / LEGISLAÇÃO sobre Processo de Compras, Contratações, Licitações e Pregões, estão disponíveis no Portal de Compras Governamentais no endereço:
- http://www.comprasgovernamentais.gov.br;
- Em, GESTOR DE COMPRAS, clique em “Legislação”.
2. Verifique com a Área Jurídica do seu Órgão / Unidade
3. Após consultar as informações disponibilizadas, mas ainda tem DÚVIDAS sobre o assunto, envie a sua dúvida direto para o Ministério do Planejamento através do Portal de Compras Governamentais da seguinte forma:
- Acesse o site http://www.comprasgovernamentais.gov.br;
- Clique em “Contato”;
- Em seguida clique em “Clique aqui para obter informações sobre Legislação.”
- Preencha os campos solicitados e clique em “Gravar”.
8 – Onde estão disponibilizados os Manuais do SIASG?
Os Manuais do SIASG, estão disponibilizados no seguinte local:
- Acesse o sítio http://www.comprasgovernamentais.gov.br;
- Em GESTOR DE COMPRAS, clique em “Publicações”, “Manuais”.
9 – O que fazer quando ao acessar o SIASG é exibida a mensagem: “VOCE ESTA UTILIZANDO ESTE SISTEMA EM OUTRO TERMINAL.USE PF4=LIBERA”?
Para Acessar o SIASG, siga os seguintes passos:
- Posicione o cursor na frente do SIASG;
- Tecle “F4” e em seguida tecle o “Enter”;
- Será exibida a mensagem “DESEJA PROSSEGUIR COM A LIBERACAO DO CONTEXTO?”, Informe “S” (sim) e tecle o “Enter”.
- Após este procedimento, o(a) Sr(a) conseguirá acessar o SIASG.
10 – Como proceder, quando ao acessar o SIASG é exibida a mensagem: “TRANSAÇÃO EM MANUTENÇÃO ou OPÇÃO EM MANUTENÇÃO”?
Aguarde 15 (quinze) minutos e acesse novamente, senão voltar, ligue no 0800.978.2329.
11 – Como proceder, quando o sistema está com problemas na conexão com outras Bases de Dados (SRF, FGTS, INSS ou SIAFI)?
Essa mensagem é exibida quando uma das bases de dados (SRF, FGTS, INSS ou SIAFI) está sem conexão com a base de dados do SIASG. Aguarde 30 (trinta) minutos e acesse novamente, senão conseguir, ligue no 0800.978.2329.
É o módulo do Sistema Integrado de Administração e Serviços Gerais – SIASG que possibilita a divulgação eletrônica de alguns eventos dos avisos de licitação.
13 – Quais as funcionalidades que continuam dentro do SIDEC?
As funcionalidades que continuam dentro do SIEDC são:
- EVENTO DE LICITAÇÃO
- IMPRENSA NACIONAL
- PEDIDO DE CATALOGAÇÃO DE ITEM
- CONFIGURAÇÃO DE TECLADO
- VINCULAÇÃO CÓDIGO SIORG
As demais funcionalidades estão na web – Portal de Compras do Governo Federal – SIASGNet – no módulo Divulgação de Compras
14 – Quais os eventos que serão incluídos pelo SIDEC?
Os eventos dos tipos abaixo:
- 10 Habilitação
- 11 Resultado de Julgamento
- 13 Alteração de Habilitação
- 14 Alteração de Resultado de Julgamento
15 – Como proceder para incluir um evento de HABILITAÇÃO e/ou RESULTADO de JULGAMENTO?
O usuário deverá seguir os procedimentos, abaixo relacionados:
- No módulo SIDEC / EVENTOS, acessar a opção ‘IALEVENTO’ (inclui/altera evento), informar os dados da licitação, selecionar o tipo de evento 10 (Habilitação) e/ou evento 11 (Resultado de Julgamento), descrever até 6 telas as informações referida Habilitação e/ou Julgamento da licitação.
- Em seguida, confirmar os dados até o sistema emitir a mensagem “SE VOCÊ CONCLUIU A ENTRADA DE DADOS E A MESMA ESTÁ PRONTA PARA SER DIVULGADA, CONFIRME A TRANSAÇÃO”.
Na opção “Consulta Evento de Licitação”, consultar os dados registrados no sistema, o Evento de licitação deverá estar na situação de “A PUBLICAR”.
16 – Como consultar um PEDIDO de CATALOGAÇÃO de ITEM de MATERIAL e/ou SERVIÇO?
Acessar o módulo SIDEC > PEDIDO > CONPEDITEM > CONSULTA PEDIDO ITEM ENVIADO. Informar o número do pedido ou a situação (teclar F1) e o período.
No campo de unidade de medida – tecle F1 e informe a primeira letra da sigla do radical da unidade de medida.
ATENÇÃO: Quando o indicador de embalagem estiver com a letra N, não é necessário preencher o campo capacidade e unidade de medida.
- Na tela seguinte selecione o tipo de MATERIAL do seu pedido com X e tecle enter. Informe as características físicas e aplicação do item. Ao confirmar a inclusão dos dados, o sistema exibirá a mensagem “PEDIDO DE ITEM DE MATERIAL/SERVIÇO INCLUÍDO COM SUCESSO COM NÚMERO xxxx”.
Importante: O usuário deverá acompanhar o andamento da solicitação com o número informado pelo sistema, utilizando a opção “Consulta Pedido de Item Enviado - CONPEDITEM”.
Se PERSISTIR alguma dúvida, o usuário deverá entrar em contato com o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão na área responsável pela catalogação de itens, através de Comunica para a UASG 200999.
17 – Onde incluir o aviso de Licitação, Dispensa/Inexigibilidade, Eventos e Pedido de Cotação Eletrônica?
Todas estas funcionalidades estão no módulo Divulgação de Compras, disponível na web. Para acessar o módulo Divulgação de Compras, siga os procedimentos abaixo:
- Acessar o site https://www.comprasagovernamental.gov.br,
- Clicar no menu “SIASG”, no link Acesso ao SIASG: produção, Informar CPF e senha de acesso (a mesma senha utilizada para acessar o grande porte) e clicar em “Avançar”. Em seguida clicar em “SERVIÇOS DO GOVERNO”, “SIASGNet”, “Divulgação Compras”.
18 – Como proceder, quando o sistema exibe a mensagem: “SEU TECLADO PODE ESTAR DESCONFIGURADO”?
Para solucionar o seu problema siga os seguintes passos:
- Acesse o SIASG com o CPF e Senha;
- Clique na opção SIDEC, TESTECONF;
- Digite no espaço abaixo a palavra “Licitação”, com o ‘L’ maiúsculo e exatamente como solicitado.
Importante: Se não existe esta opção ‘TESTECONF’ na sua tela, tecle a tecla F8, e ela será exibida na tela seguinte.
19 – Como Retificar / Alterar dados dos eventos de Resultado de Julgamento ou Habilitação já publicado no Diário Oficial da União?
Para Retificar / Alterar dados do evento de Resultado de Julgamento ou evento de Habilitação, siga os seguintes passos:
- Após acessar o SIASG com o CPF e Senha;
- Clique na opção SIDEC, EVENTOS;
- Acesse a opção ‘IALEVENTO’ (inclui/altera evento);
- Informe os dados da licitação, selecione o tipo 14 (Alteração de Resultado de Julgamento) e/ou selecione o tipo 13 (Alteração de Habilitação);
- Inclua os dados relativos a licitação (tipo e número);
- Informe os dados para publicação no Diário Oficial;
- Informe os dados a serem alterados e confirme a transação.
Importante: Resultado de habilitação pode ser publicado quantas vezes for necessário; resultado de julgamento, se divulgado errado, deverá ser retificado com nota de retificação.