Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pregão Eletrônico - Fornecedor
Início do conteúdo da página

Pregão Eletrônico - Fornecedor

FAQ

Comprasnet - Pregão Eletrônico - Fornecedor

 

1 – Como se credenciar / cadastrar para participar do Pregão Eletrônico?

2 – Como consultar os Pregões Agendados, Em andamento, Realizados, Pendentes de Recurso/Adjudicação/Homologação, Revogados, Anulados ou Abandonados, Atas/Anexos e Internacionais com Recurso do BID ou BIRD?

3 Como consultar os avisos de licitações e/ou retirar editais de licitação (download)?

4Como alterar o E-MAIL no cadastro do Comprasnet, para recebimento de Avisos de Licitação?

5Como desbloquear ou recuperar sua senha de acesso ao Comprasnet?

6 – Existe algum custo (Pagamento) para se cadastrar no COMPRASNET e para efetuar download de editais?

7 - Como cadastrar, excluir ou alterar uma proposta para Pregão Eletrônico?

8Como Enviar mensagem ao Pregoeiro na fase de lances?

9Como enviar lances para o Pregão que não aparece na tela do Sistema?

10 – Como enviar mensagem ao Pregoeiro durante a Fase de “ACEITAÇÃO” ou “HABILITAÇÃO” do Pregão?

11Como Incluir a intenção de recurso e/ou recurso para o Pregão Eletrônico?

12Porque o sistema exibe a mensagem: “ERRO INTERNO AO BUSCAR O PREGÃO PARA ACOMPANHAMENTO DE RECURSO”, ao clicar em “DETALHAR RECURSO”?

13 – Porque não consegue preencher nenhuma Proposta na Licitação?

14 – Como alterar / atualizar seus dados cadastrais no cadastro do Comprasnet?

15 – Pessoa Física pode participar de Pregão Eletrônico?

16 – Como se Cadastrar / Credenciar no SICAF?

17 – Onde consultar a relação das Unidades Cadastradoras do SICAF?

18 – O que fazer para renovar o Cadastro Vencido ou atualizar seu Cadastro no SICAF?

19 – O que fazer para trocar de Unidade Cadastradora?

20 - Como proceder quando é necessário atualizar as certidões ou renovar o seu cadastro no Sicaf e a Unidade Cadastradora está em greve?

21Como cadastrar uma Empresa Estrangeira (sem CNPJ) no Comprasnet para participar de Pregão Eletrônico?

22 – O que fazer para participar de um Pregão Eletrônico, com o “Envio de Propostas e Lances” por maior desconto?

23 – O que fazer para consultar Esclarecimentos / Impugnação e Avisos dos Pregões?

24 – Porque ao cadastrar proposta para determinado item, o Sistema emite a Mensagem: “ACIMA DO VALOR DE REFERÊNCIA FIXADO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA”?

25 – Pode-se participar de mais de um Pregão Eletrônico ao mesmo tempo utilizando computadores diferentes?

26 – Qual o prazo para solicitar esclarecimentos ou impugnar o Edital?

27 – Onde retirar a CNDT – Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas?

28 – Como é feito o cálculo para apuração de índices do balanço registrado no SICAF?

29 – O que fazer para incluir mais usuários / login no seu cadastro do Comprasnet?

30 – Como alterar a situação da empresa para ME (Micro Empresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte) no Comprasnet?

31 – Porque o porte da empresa cadastrado no Comprasnet não corresponde ao porte que consta na Receita Federal?

32 – Orientações sobre o recebimento de e-mail após a homologação do Pregão.

33 – Orientações sobre o envio de Proposta / Lances para um Pregão Por Preço Global – Lote / Grupo.

34 – Qual o tamanho do arquivo (anexo) solicitado em Edital?

35 – O que fazer quando, enviou proposta para um Pregão Eletrônico e não consegue enviar lances e está recebendo a Mensagem.: “NÃO EXISTE PREGÃO ABERTO NO QUAL VOCÊ TENHA ENVIADO PROPOSTA, OU O PREGÃO OU O ITEM DO PREGÃO QUE VOCÊ ENVIOU PROPOSTA JÁ FOI ENCERRADO”?

36 – Como recuperar Login e Senha do usuário Administrador no cadastro do Comprasnet?

37 – Como trocar/alterar senha ou alterar e-mail no cadastro do Comprasnet?

38 – Porque o login está inativo, e como reativá-lo?

39 – O que é Cadastro de Reserva?

40 – Como registrar intenção em participar do cadastro de reserva do Pregão?

41 – Como consultar Retirada de Edital da sua UASG no Comprasnet?

42 – Como proceder quando o item do pregão foi assinalado erroneamente e clicado a opção “Não Homologado”?

43 – Como obter senha de acesso às Informações Gerenciais do Comprasnet Data Warehouse – DW?

44 – O que é o Data Warehouse – DW?

45 – O que fazer quando recusou todas as Propostas do Pregão e não consegue Revogar ou Anular o Pregão?

47Pode–se entrar com Intenção de Recurso, quando a proposta foi rejeitada/recusada?

48 – Porque em determinado perfil não aparece a funcionalidade “Gestão de Ata - SRP”?

49 – Como realizar o Cadastro de Reserva?

50 – Como gerar empenho para empresa beneficiaria do Cadastro de Reserva?

51 – Qual o endereço do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para o envio de correspondência?

  

 

 

1 – Como se credenciar / cadastrar para participar do Pregão Eletrônico?

Para participar do Pregão Eletrônico, é preciso primeiramente se cadastrar no SICAF. Após se cadastrar no SICAF, se cadastrar no COMPRASNET. Para isso, siga os passos abaixo:

  • Acesse o site www.comprasgovernamentais.gov.br

  • Na Seção “FORNECEDOR” clique no menu “Cadastro”;

  • No texto apresentado, “O Fornecedor que ainda não possui login e senha deverá realizar solicitação de senha clicando Aqui”. Clique no Link “Aqui”;

  • No campo “Opção de Empresa”, se o fornecedor for pessoa jurídica, selecione “Pessoa Jurídica”;

  • Informe o CNPJ da Empresa, CPF Responsável no SICAF, Data Nasc. Resp. SICAF, e e-mail Resp. SICAF;

  • No campo “Login” do Comprasnet, Crie um login de acesso, contendo no mínimo 6 posições. (Não deve conter espaços em branco e nem caracteres especiais);

  • Em seguida clique em “Confirmar”;

  • A senha será gerada pelo Sistema e enviada ao E-mail informado pelo usuário;

  • O usuário deverá retornar a página principal do Comprasnet e clicar na opção;

  • Comprasnet – SIASG”;

  • Clicar em “Produção”, em Perfil, selecionar “Fornecedor”;

  • Informar o Login e Senha e clicar em “Avançar”;

  • Em seguida clique em “Serviços do Fornecedor”, “Dados Cadastrais Comprasnet”, Controle de Usuários e Opção por Serviço;

  • Clique no link “Administrador”, selecione as opções desejadas (Cotação Eletrônica, Pregão Eletrônico, RDC Eletrônico, Aviso de Licitações por e-mail e Download de Editais)

  • E clicar em “Confirmar”.

Importante:

  • O usuário só poderá participar de Pregão Eletrônico e Cotação Eletrônica, se tiver assinalado essas opções.

  • Podem se cadastrar pessoas Físicas e Jurídicas cadastradas na Receita Federal.

  • O usuário não deve preencher as informações do cadastro com acentos, cedilha ou qualquer carácter especial.

Voltar

2 – Como consultar os Pregões Agendados, Em andamento, Realizados, Pendentes de Recurso/Adjudicação/Homologação, Revogados, Anulados ou Abandonados, Atas/Anexos e Internacionais com Recurso do BID ou BIRD?

Para consultar os Pregões Agendados, Em andamento, Realizados, Pendentes de Recurso/Adjudicação/Homologação, Revogados, Anulados ou Abandonados, Atas, Anexos e Internacionais com Recurso do BID ou BIRD, siga os passos abaixo:

  • Selecione a opção desejada;

  • Informe os dados da Pesquisa e clique em OK.

Voltar

3 Como consultar os avisos de licitações e/ou retirar editais de licitação (download)?

Se servidor da Administração Pública, para consultar os Avisos De Licitações e/ou Editais, siga os seguintes passos:

  • Após acessar o Comprasnet com CPF e Senha;

  • Clique em Serviços do Governo em "SIASGWeb" > SIDEC > “Aviso” > “Licitações do Governo Federal”;

  • Informe o filtro de pesquisa e clique emOK

Importante: Poderão ser acessados apenas aos Editais de sua Unidade de Lotação

Se Fornecedor, para consultar os Avisos de Licitações e/ou Editais, siga os seguintes passos:

  • Após cessar o Comprasnet com LOGIN e Senha;

  • Clique em “Serviços do Fornecedor, na opção “Serviços de Download, Editais.

  • Selecione o filtro de pesquisa e clique em OK.

  • Ao encontrar o Aviso de Licitação procurado, clique no botão ‘Download’ para salvar o Edital no seu microcomputador.

Voltar

4Como alterar o E-MAIL no cadastro do Comprasnet, para recebimento de Avisos de Licitação?

Para alterar o e-mail para recebimento de Avisos de Licitação, siga os seguintes passos:

 Após acessar o Comprasnet com LOGIN e Senha;

  • Clique em “Serviços do Fornecedor, na opção “Dados Cadastrais do Comprasnet”;

  • Clique em “Alterar Seus Dados Cadastrais

  • No campo “E-mail para avisos de licitação”, informe o novo e-mail e clique em “Confirmar”.

Voltar

5Como desbloquear ou recuperar sua senha de acesso ao Comprasnet?

Para desbloquear ou recuperar sua senha, siga os seguintes passos:

Acesse o sítio https://www.comprasgovernamentais.gov.br

  • Em ACESSO AOS SISTEMAS, clique em COMPRASNET - SIASG;

  • Clique no link PRODUÇÃO;

  • Em Perfil, selecione Fornecedor,

  • Clique em Desbloquear/Recuperar Senha”;

  • Informe o login, data nascimento, e-mail e clique em CONFIRMAR.

Importante: A nova senha será enviada para o e-mail informado no cadastro.

Voltar

6 – Existe algum custo (Pagamento) para se cadastrar no COMPRASNET e para efetuar download de editais?

Para se CADASTRAR no Comprasnet e fazer DOWNLOAD de EDITAIS, NÃO existe nenhum custo para o Fornecedor.

É necessário apenas o Fornecedor se CADASTRAR no Comprasnet.

Voltar

7 - Como cadastrar, excluir ou alterar uma proposta para Pregão Eletrônico?

Para CADASTRAR PROPOSTA para o Pregão Eletrônico, siga os seguintes passos:

  • Após acessar com LOGIN e SENHA,

  • Clique em “Serviços do Fornecedor” > “Pregão Eletrônico” > “Proposta” > “Cadastrar/Excluir”.

Para EXCLUIR PROPOSTA:

  • Após acessar com LOGIN e SENHA,

  • Clique em “Serviços do Fornecedor” > “Pregão Eletrônico” > “Proposta” > “Cadastrar/Excluir”.

  • Selecione o item e clique no botão “Excluir” ou clique na lixeira

Para ALTERAR PROPOSTA:

  • Após acessar com LOGIN e SENHA,

  • Clique em “Serviços do Fornecedor” > “Pregão Eletrônico” > “Proposta”> “Cadastrar/Excluir”.

  • Selecione o item e clique no botão “Expandir/Esconder Detalhes Itens” ou clique no Mais (+) localizado na área do item.

  • Informe os novos valores e clique em Salvar.

Voltar

8Como Enviar mensagem ao Pregoeiro na fase de lances?

Durante a fase de Lances do Pregão, NÃO é possível enviar mensagem e nem falar com o Pregoeiro. A comunicação através de CHAT nesta fase é unilateral, ou seja, apenas o Pregoeiro consegue enviar mensagens para os licitantes.

O CHAT estará disponível somente nas fases de ACEITAÇÃO, HABILITAÇÃO e ADMISSIBILIDADE.

Importante:

Para o Fornecedor responder ao Pregoeiro quando selecionado, ele deverá acessar o menu ACOMPANHAR > ACEITAÇÃO > HABILITAÇÃO > ADMISSIBILIDADE.

Caso o Pregoeiro esteja enviando mensagem a um Fornecedor específico e não esteja aparecendo o campo para o fornecedor digitar a resposta, o fornecedor deverá entrar em contato com o pregoeiro no Órgão Licitante, informando o fato.

Se o pregoeiro selecionar outro Fornecedor para troca de mensagem, o Fornecedor anteriormente selecionado terá o chat fechado para resposta, portanto se o pregoeiro desejar receber resposta de um determinado Fornecedor, sua identificação deverá permanecer selecionada.

Voltar

9Como enviar lances para o Pregão que não aparece na tela do Sistema?

Para enviar lances é necessário que já tenha sido enviado proposta para o(s) item(s) do Pregão.

Se Pregão e o Órgão / Unidade não for apresentado na tela do fornecedor, é porque para este Pregão não foi enviado proposta. Portanto, o fornecedor não poderá participar da fase de lances.

Importante: Apenas o login que enviou proposta poderá participar da fase de lances.

Voltar

10 – Como enviar mensagem ao Pregoeiro durante a Fase de “ACEITAÇÃO” ou “HABILITAÇÃO” do Pregão?

Para enviar mensagem ao Pregoeiro através do Chat, aguarde o Pregoeiro selecionar a sua Empresa para que o sistema habilite o campo específico para resposta ao Pregoeiro.

Caso o Pregoeiro esteja enviando mensagens ao fornecedor e o campo específico para resposta do Fornecedor não esteja habilitado, o fornecedor deverá entrar em contato com o Pregoeiro para que o campo seja habilitado e o fornecedor possa responder.

Voltar

11Como Incluir a intenção de recurso e/ou recurso para o Pregão Eletrônico?

Após a habilitação do item, será aberto o prazo para que os fornecedores registrem, por meio eletrônico, a intenção de recurso. Este prazo será encerrado no tempo mínimo de 20 minutos e no máximo de 72 horas, determinado pelo Pregoeiro, após a habilitação do último item do Pregão.

Depois de interposto, se a intenção de recurso, for julgada procedente pelo pregoeiro, o mesmo abrirá o prazo para que os fornecedores registrem o recurso.

Voltar

12Porque o sistema exibe a mensagem: “ERRO INTERNO AO BUSCAR O PREGÃO PARA ACOMPANHAMENTO DE RECURSO”, ao clicar em “DETALHAR RECURSO”?

Essa mensagem é exibida quando o pregão foi Revogado/Anulado ou Abandonado.

Para Consultar/Visualizar o recurso, deverá ser clicado o botão “Visualizar Recursos”, disponibilizado na Ata do Pregão.

Para as demais situações, o recurso poderá ser Consultado/Visualizado clicando no botão “Detalhar Recurso”, disponível no Perfil do Fornecedor.

Para consultar a Ata do Pregão, siga os passos abaixo:

  • Após acessar o sítio do Comprasnet;

  • Em GESTOR DE COMPRAS, clique em Consultas, Atas, Atas de Pregão;

  • Informe o Órgão ou Código da Unidade e o Número do Pregão e clique em OK.

Voltar

13 – Porque não consegue preencher nenhuma Proposta na Licitação?

Quando o Pregão for direcionado apenas para ME/EPP, os demais Portes de Empresas terão os campos bloqueados e não será possível o preenchimento.

Orientamos verificar no formulário de Envio da Proposta a indicação de exclusividade para ME/EPP, para todos os itens ou apenas para alguns itens.

Voltar

14 – Como alterar / atualizar seus dados cadastrais no cadastro do Comprasnet?

Para alterar / atualizar seus dados cadastrais no cadastro do Comprasnet, siga os passos abaixo:

  • Após acessar o Comprasnet com LOGIN e SENHA;

  • Clique em “Serviços do Fornecedor”;

  • Na opção “Dados Cadastrais Comprasnet”;

  • Clique em “Controle de Usuários e Opção por Serviços”;

  • Clique em “Alterar seus Dados Cadastrais”, altere os dados desejados e;

  • Clique em “Confirmar.

Nos Dados Pessoais:

  • No campo Nome, informe o Nome sem acentos, cedilha ou qualquer carácter especial, de acordo com o que consta na Receita Federal.

  • No campo E-mail, informe o e-mail pessoal para entrega de senha.

Nos Dados da Empresa, se necessário, clique nos botões:

  • Atualizar Razão Social e Endereço;

  • Atualizar Porte Empresa.

Os dois botões serão atualizados automaticamente pelo sistema, de acordo com o que consta na Receita Federal.

Voltar

15 – Pessoa Física pode participar de Pregão Eletrônico?

A Pessoa Física poderá participar de Pregão Eletrônico e de Cotação Eletrônica, desde de que esteja cadastrado no Nível I do Sicaf e no Comprasnet.

Voltar

16 – Como se Cadastrar / Credenciar no SICAF?

Para se cadastrar no Sicaf (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores), siga os passos abaixo:

  • Acesse o sítio www.comprasgovernamentais.gov.br;

  • Em FORNECEDOR, na opção “Solicitar login e senha para iniciar os procedimentos relativos ao cadastramento no SICAF”, clique no link cadastramento no SICAF;

  • Na opção “C”, clique no link “Clique aqui”,

  • Informe, CPF, E-mail, Data de Nascimento, os carácteres exibidos e clique em “Solicitar Senha”.

    A senha de acesso será enviada para o E-mail informado. Após recebimento da senha por e-mail, acesse o Sicaf.

Para acessar o Sicaf, siga os passos abaixo:

  • Acesse o sítio https://www.comprasgovernamentais.gov.br

  • Em ACESSO AOS SISTEMAS, clique em SICAF;

  • Clique no link PRODUÇÃO;

  • Em Acesso Restrito, selecione Fornecedor,Informe CPF e Senha e clique em Avançar";

Preencha os formulários eletrônicos relativos ao Nível I do Credenciamento, e após a inclusão da solicitação do Credenciamento, imprima o Recibo de Solicitação de Serviços e se dirija a uma Unidade Cadastradora para apresentar a documentação exigida para cada Nível I e o recibo de solicitação de serviços.

Importante:

Os formulários eletrônicos referentes aos demais níveis são opcionais;

O fornecedor tem 60 dias para validar o cadastramento em uma Unidade Cadastradora;

A documentação a ser apresentada na Unidade Cadastradora, está relacionada no Manual do Fornecedor disponível no portal Compras Governamentais, em GESTOR DE COMPRAS, Publicações, Manuais, SIASGNet, Manual SICAF – Fornecedor.

Voltar

17 – Onde consultar a relação das Unidades Cadastradoras do Sicaf?

Para consultar a Relação / Endereço das Unidades Cadastradoras, siga os passos abaixo:

  • Acesse o sítio https://www.comprasgovernamentais.gov.br

  • Em ACESSO AOS SISTEMAS, clique em SICAF;

  • Clique no link PRODUÇÃO;

  • Em Acesso Restrito, selecione Fornecedor,

  • Informe CPF e Senha e clique em Avançar";

  • Clique em "Consulta", "Unidade Cadastradora";

  • Informe os campos solicitados para pesquisa e clique em "Pesquisar"

Voltar

18 – O que fazer para renovar o Cadastro Vencido ou atualizar seu Cadastro no SICAF?

Para renovar o Cadastro Vencido ou atualizar os documentos do cadastro do Sicaf, é necessário o comparecimento a uma Unidade Cadastradora da Empresa, levando o formulário “Recibo de Solicitação de Serviços e Entrega de Documentos” e toda a documentação exigida.

O formulário “Recibo de Solicitação de Serviços e Entrega de Documentos”, utilizado na renovação, bem como toda a documentação para a atualização do cadastro, está disponível no seguinte endereço:

  • https://www.comprasgovernamentais.gov.br

  • Em ACESSO AOS SISTEMAS, clique em SICAF;

  • Clique no link PRODUÇÃO;

  • Em Acesso Restrito, selecione Fornecedor,

  • Informe CPF e Senha e clique em Publicações", "Formulàrios".

Voltar

19 – O que fazer para trocar de Unidade Cadastradora?

Para trocar / alterar de Unidade Cadastradora, será necessário o comparecimento na Unidade Cadastradora, para onde quer transferir o seu cadastro, com toda a sua documentação e solicitar a essa unidade, a sua transferência.

Voltar

20 - Como proceder quando é necessário atualizar as certidões ou renovar o seu cadastro no Sicaf e a Unidade Cadastradora está em greve?

Para o impedimento de Atualizar Certidões, Renovar o cadastro ou Reativar o cadastro inativo, quando a sua Unidade Cadastradora estiver em greve, será necessário, de posse de sua documentação, dirigir-se a uma Unidade Cadastradora mais próxima e solicitar a transferência do seu cadastro para a mesma, com o objetivo de atualizar as certidões ou de renovar o cadastro.

Se depois de terminada a greve, caso tenha o interesse de retornar à Unidade de origem, basta apenas solicitar à mesma uma nova transferência.

Importante: Se o cadastro do Sicaf estiver atualizado e o fornecedor tiver em mãos as certidões atualizadas ele poderá participar de certame licitatório conforme Instrução Normativa nº 5, de 21 de julho de 1995 no item 8.9.2.

A Instrução Normativa podeser obtida no sítio Compras Governamentais, em Gestor De Compras, clique em “Legislação”, “Instruções Normativas’.

Voltar

21Como cadastrar uma Empresa Estrangeira (sem CNPJ) no Comprasnet para participar de Pregão Eletrônico?

Para se cadastrar no Comprasnet e para participar de Pregão Eletrônico como fornecedor estrangeiro, deverá ser encaminhado um e-mail ao Órgão / Unidade Licitante, solicitando o cadastramento (login e senha) no Portal Comprasnet e informando os dados abaixo relacionados:

Nome da Empresa, Endereço, Cidade, País, E-mail e

Telefone (informar código do país e código de área). Ex: (99) (99) 9999-9999.

Após o Órgão Cadastrador efetuar a inclusão dos dados do Fornecedor Estrangeiro no Portal Comprasnet, o Sistema encaminhará, automaticamente, um e-mail para o usuário informando o Login e Senha, bem como as orientações para o acesso ao Comprasnet (em português e inglês) para que a empresa possa participar do Pregão Eletrônico.

Voltar

22 – O que fazer para participar de um Pregão Eletrônico, com o “Envio de Propostas e Lances” por maior desconto?

As Propostas e Lances por maior desconto, deverão ser enviadas informando no campo “Percentual de Desconto”, o desconto oferecido.

O Sistema calculará, automaticamente, o valor da proposta por item com o percentual de desconto, registrando no campo específico “O valor com desconto” que está sendo ofertado.

O lance também será informado, em percentual e será convertido, automaticamente, pelo Sistema em valor (moeda real – R$).

Voltar

23 – O que fazer para consultar Esclarecimentos / Impugnação e Avisos dos Pregões?

Para consultar Esclarecimentos / Impugnação e Avisos dos Pregões, siga os seguintes passos:

  • Após acessar o sítio www.comprasgovernamentais.gov.br;

  • Em Gestor de Compras, clique em Consultas, Pregões;

  • Selecione a situação do Pregão, informe os campos solicitados e clique em “OK”;

  • O sistema exibirá o resultado da pesquisa;

  • Localize o pregão desejado e clique no campo “Informações do Pregão”.

Voltar

24 – Porque ao cadastrar proposta para determinado item, o Sistema emite a Mensagem: “ACIMA DO VALOR DE REFERÊNCIA FIXADO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA”?

A mensagem: “ACIMA DO VALOR DE REFERÊNCIA FIXADO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA” é exibida pelo sistema quando o valor informado na proposta está acima do valor de mercado fixado pelo Órgão Licitante. Essa mensagem não afeta o envio da proposta, nem a participação no certame.

Voltar

25 – Pode-se participar de mais de um Pregão Eletrônico ao mesmo tempo utilizando computadores diferentes?

Poderá participar de vários pregões ao mesmo tempo, com o mesmo Login, utilizando computadores diferentes.

 Poderá também cadastrar até 5 (cinco) logins diferentes, para o mesmo CNPJ no Portal Comprasnet.

Voltar

26 – Qual o prazo para solicitar esclarecimentos ou impugnar o Edital?

O prazo para solicitar esclarecimentos ou impugnar o Edital são:

Os pedidos de Esclarecimentosdeverão ser enviados ao pregoeiro em até 3 dias úteis anteriores à data fixada para a abertura da sessão pública, exclusivamente por meio eletrônico, via Internet, para o endereço indicado no Edital.

A Impugnação do Edital deverá ser encaminhada ao Órgão até 2 dias úteis, antes da data fixada para abertura da sessão pública.

Importante:

Qualquer pessoa poderá impugnar o ato convocatório do Pregão na forma eletrônica, através de um E-mail ou Fax direcionado diretamente ao Órgão Licitante.

A resposta do órgão poderá ser visualizada em Gestor De Compras, Consultas, Pregões, Informações do Pregão.

Voltar

27 – Onde retirar a CNDT – Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas?

A CNDTCertidão Negativa de Débitos Trabalhistas, poderá ser emitida no portal do Tribunal Superior do Trabalho, no link www.tst.jus.br/certidao ou em qualquer outro portal da Justiça do Trabalho, e apresentá-la à UASG licitante no formato exigido no edital da licitação.

Importante:

Deverá emitir a certidão negativa ou positiva com efeito de negativa.

Voltar

28 – Como é feito o cálculo para apuração de índices do balanço registrado no SICAF?

O cálculo para apuração de índices do balanço registrado no Sicaf, deve ser calculado por um contador.

Importante:

Se não concordar com os índices apresentados e a Unidade Cadastradora não possuir esse serviço, o fornecedor deverá solicitar ao contador da sua empresa que processe esse cálculo.

Voltar

29 – O que fazer para incluir mais usuários / login no seu cadastro do Comprasnet?

Para incluir mais usuários / login no seu cadastro do Comprasnet, siga os seguintes passos:

  • Após acessar o Comprasnet com Login e Senha (Acessar com o Login do Administrador);

  • Clique em Serviços do Fornecedor, Dados Cadastrais, Controle De Usuários e Opções Por Serviço.

  • Clique em “Criar Novo Usuário”;

Importante:

Este novo usuário passará a ser usuário comum que fica subordinado ao administrador.

Somente o Login Administrador poderá criar ‘Usuários Comuns", e conceder a estes usuários as opções de Serviços do Comprasnet.

O Administrador poderá criar até 9 (nove) usuários comuns.

Voltar

30 – Como alterar a situação da empresa para ME (Micro Empresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte) no Comprasnet?

Ao se logar no sítio do Comprasnet, a situação do fornecedor é automaticamente identificada e validada na base de dados da Receita Federal, determinando assim o tipo de empresa.

Para alterar a situação da empresa para ME (Micro Empresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte) no Comprasnet, siga os seguintes passos:

  • Após acessar o Comprasnet com Login e Senha (Administrador)

  • Clique em Serviços do Fornecedor, Dados Cadastrais Comprasnet, Alterar Dados Cadastrais;

  • Clique em Atualizar Razão Social e Atualizar Porte Empresa

Importante:

Ao clicar nos botões, os dados serão atualizados de acordo com o que consta no banco de dados da Receita Federal.

Para realizar alterações na situação, após a atualização, o usuário deverá procurar a Receita Federal.

Voltar

31 – Porque o porte da empresa cadastrado no Comprasnet não corresponde ao porte que consta na Receita Federal?

Devido à implantação do Simples Nacional, em 01/07/07, a Receita Federal atualizou informações relativas ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ.

Portanto, informamos que no cadastro de fornecedores e ao incluir proposta de Pregão Eletrônico, o Comprasnet obtém os dados do “Porte da Empresa”, diretamente no banco de dados da Receita Federal.

Se for verificado incorreção, deverão dirigir-se às Agências da Receita Federal e fazer um evento de alteração de cadastro, evento 222 (alteração de porte da empresa).

Voltar

32 – Orientações sobre o recebimento de e-mail após a homologação do Pregão.

Se a autoridade competente homologar o Pregão todo de uma vez, o fornecedor receberá só um e-mail contendo todos os itens homologados.

Se a autoridade competente homologar item a item, no dia ou em datas diferentes, o Sistema enviará vários e-mails ao fornecedor à medida que os itens forem homologados.

Importante:

Para o recebimento de Avisos, o fornecedor deverá estar com o seu e-mail cadastrado corretamente no cadastro do Comprasnet.

Voltar

33 – Orientações sobre o envio de Proposta / Lances para um Pregão Por Preço Global – Lote / Grupo.

As propostas / lances para um Pregão por Preço Global – Lote / Grupo, deverão ser enviadas normalmente, no entanto, para o preenchimento dos Grupos siga as orientações:

  • Todos os itens do grupo terão que, obrigatoriamente, serem cotados;

  • O Sistema fará automaticamente a totalização dos valores cotados para os itens do grupo;

  • O pregoeiro, abrirá o grupo e procederá a análise das propostas dos itens que constituem o grupo;

  • A desclassificação de um único item de um determinado grupo implicará a desclassificação da proposta para todo o grupo, ou seja, a proposta somente será aceita se atender aos requisitos para todos os itens do grupo;

  • Os lances para os grupos serão feitos em telas distintas da tela principal de envio de lances, para cada item do grupo;

  • O valor vencedor será o menor na soma total do grupo;

  • A aceitação será para o grupo, não sendo possível aceitar parte dos itens, o mesmo ocorrendo nas demais fases de habilitação, adjudicação e homologação.

Voltar

34 – Qual o tamanho do arquivo (anexo) solicitado em Edital?

O tamanho do arquivo/anexo solicitado ao Fornecedor é de até 20 Megabytes.

O anexo, deverá ser enviado a partir da fase de Aceitação das Propostas, quando solicitado pelo pregoeiro a um fornecedor específico, através da funcionalidade Envia Anexo.

Voltar

35 – O que fazer quando, enviou proposta para um Pregão Eletrônico e não consegue enviar lances e está recebendo a Mensagem.: “NÃO EXISTE PREGÃO ABERTO NO QUAL VOCÊ TENHA ENVIADO PROPOSTA, OU O PREGÃO OU O ITEM DO PREGÃO QUE VOCÊ ENVIOU PROPOSTA JÁ FOI ENCERRADO”?

Essa mensagem ocorre quando a proposta não foi envaida ou o pregão ou os itens já foram encerrados.

Para solucionar o problema, após enviar a proposta, o(a) Sr(a) deverá verificar se a proposta foi realmente enviada, através da opção de Consulta. Para consultar a proposta, siga os seguintes passos:

  • Após acessar o Comprasnet, com LOGIN e SENHA

  • Clique em Serviços do Fornecedor, Pregão Eletrônico. Proposta, Consulta.

  • Se a proposta foi localizada, ou seja, enviada com sucesso, o usuário deverá localizar o Pregão para certificar-se se o mesmo está aberto para lances.

Importante: Somente o Usuário / Login que encaminhou a proposta conseguirá enviar os lances.

Voltar

36 – Como recuperar Login e Senha do usuário Administrador no cadastro do Comprasnet?

Para recuperar Login e Senha do usuário do tipo Administrador, siga os seguintes passos:

  • Acesse o sítio https://www.comprasgovernamentais.gov.br

  • Em Acesso aos Sistemas, clique em Comprasnet - Siasg;

  • Clique no link Produção;

  • Em Perfil, selecione Fornecedor,

  • Clique em Recuperar senha e login por meio do responsável do cadastro do SICAF”;

  • Selecione o campo "Opção Fornecedor";

  • Preencha os campos solicitados e clique em Confirmar.

Importante:

O sistema enviará um e-mail com o login e a nova senha para o e-mail do Responsável pelo Cadastro da Empresa no SICAF.

Essa nova opção é apenas para usuário do Tipo Administrador e quando ele não consegue usar as opções já existentes (recuperar login e recuperar senha).

Caso seja necessário atualizar o cadastro do responsável no SICAF, o Fornecedor deverá primeiramente entrar em contato com a UASG cadastradora e solicitar a alteração do E-mail.

Voltar

37 – Como trocar/alterar senha ou alterar e-mail no cadastro do Comprasnet?

Para trocar / alterar a senha e alterar e-mail, siga os seguintes passos:

1) Para trocar / alterar a senha

  • Após acessar o Comprasnet, com Login e Senha;

  • Clique em Serviços do Fornecedor, em “Dados Cadastrais Comprasnet”;

  • Na opção “Alterar sua Senha”.

  • Altere a senha e clique em “Confirmar”.

2) Para trocar/alterar e-mail:

  • Após acessar o Comprasnet, com Login e Senha

  • Clique em Serviços do Fornecedor, em “Dados Cadastrais Comprasnet”;

  • Na opção “Alterar seus Dados Cadastrais”;

  • Informar o novo E-mail e clicar em “Confirmar

Por decisão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o cadastro do Fornecedor não será excluído, o mesmo permanecerá no Sistema na situação de “Inativo”.

Importante: Se o Fornecedor desejar fazer alguma alteração no cadastro, o mesmo deverá comparecer na Unidade Cadastradora.

Voltar

38 – Porque o login está inativo, e como reativá-lo?

Se o seu login é do tipo comum e foi inativado pelo Login do Administrador, verifique com a pessoa responsável pelo login do Administrador, pois somente ele poderá reativar o seu Login.

Importante: O Login do tipo Administrador, não fica na situação de inativo.

Voltar

39 – O que é Cadastro de Reserva?

O Cadastro de Reserva é uma funcionalidade que permite ao(s) fornecedor (es) que não ganharam o item, manifestar o interesse em compor o Cadastro de Reserva, mantendo o valor e a quantidade do primeiro classificado.

Esta funcionalidade será disponibilizada na Homologação do Pregão, sendo valida somente para Pregão para SRP (Sistema de Registro de Preço).

Voltar

40 – Como registrar intenção em participar do cadastro de reserva do Pregão?

Após receber e-mail do Comprasnet informando que o prazo para registrar intenção em participar do cadastro de reserva do Pregão está aberto, siga os seguintes passos:

  • Acesse o Sistema com Login e Senha;

  • Em Serviços do Fornecedor, clique em Registrar Intenção de Participar do Cadastro de Reserva;

  • Clique em Participar” do pregão desejado;

  • Selecione o item desejado e clique em Participar;

  • Em seguida clique em OK;

Importante:

Havendo interesse do fornecedor em compor o Cadastro de Reserva, ele deverá manter o valor e a quantidade do primeiro classificado,

Esta funcionalidade será disponibilizada somente para Pregão SRP (Sistema de Registro de Preço).

Voltar

41 – Como consultar Retirada de Edital da sua UASG no Comprasnet?

Para consultar a Retirada de Editais de sua UASG no Comprasnet, siga os seguintes passos:

  • Após acessar o Comprasnet com CPF e Senha;
  • Clique em Serviços do Governo, SIASGWeb, SIDEC, Aviso;
  • Clique em Consulta Termo de Retirada de Edital;

  • Informe os dados solicitados e clique em OK.

Voltar

42 – Como proceder quando o item do pregão foi assinalado erroneamente e clicado a opção “Não Homologado”?

Quando o Ordenador de Despesa clica no botão “Não Homologado”, o(os) Item (ns) retornam para a “Adjudicação”.

O Pregoeiro deverá entrar em Adjudicação, clicar no item e clicar no botão Manter Adjudicação. Desta forma, o Item retorna para ser homologado pelo Ordenador de Despesa.

Voltar

43 – Como obter senha de acesso às Informações Gerenciais do Comprasnet Data Warehouse – DW?

Para obter a senha de Acesso ao DW, envie um comunica para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, UASG – 200999 informando:

  • CPF,

  • Nome completo,

  • Telefone e

  • Solicitação de treinamento na ferramenta DW – DATA WAREHOUSE.

Voltar

44 – O que é o Data Warehouse – DW?

Data Warehouse – DW é um sistema computacional utilizado para armazenar informações em bancos de dados de forma consolidada, permitindo a emissão de:

 

  • Relatórios;

  • Análise de grandes volumes de dados; e

  • Obtenção de informações estratégicas que podem facilitar a tomada de decisão.

Voltar

45 – O que fazer quando recusou todas as Propostas do Pregão e não consegue Revogar ou Anular o Pregão?

Quando todas as propostas são recusadas, o Pregão fica na situação de Fracassado. O Pregoeiro deverá cancelar o(os) item(ns) e gerar Ata do Pregão como Fracassado.

A seguir, o Ordenador de Despesa deverá Homologar a Licitação e após a homologação o servidor responsável no Órgão, poderá incluir o evento de Revogação ou Anulação, conforme decisão do Pregoeiro.

Importante:

O(s) item (ns) não devem ser selecionado(s), para que o resultado ao alimentar o SISPP / SISRP, informe que o item foi cancelado na fase de aceitação.

Voltar

46 – Onde estão disponibilizados os manuais do Comprasnet, SIASGNet, SIASG e Pregão?

Os Manuais do Comprasnet, SIASGNet e SIASG, estão disponibilizados no seguinte local:

Voltar

47Pode–se entrar com Intenção de Recurso, quando a proposta foi rejeitada/recusada?

Se a proposta foi Rejeitada / Recusada em qualquer fase do Pregão, poderá sim entrar com Intenção de Recurso e se a intenção for julgada procedente pelo pregoeiro, o mesmo abrirá o prazo para o registro do Recurso.

Voltar

48 – Porque em determinado perfil não aparece a funcionalidade “Gestão de Ata - SRP”?

Para acessar a funcionalidade “Gestão de Ata SRP, o Cadastrador Local ou Parcial do Órgão, deverá atribuir ao usuário, o perfil de HOMPREGAO ou GESTOR-ATA.

Voltar

49 – Como realizar o Cadastro de Reserva?

Para operacionalizar o Cadastro de Reserva, o Ordenador de Despesas do Órgão deverá realizar os seguintes procedimentos:

  • Ao clicar no botão Homologar, o Ordenador de Despesa deverá informar o prazo para os fornecedores manifestarem o interesse no Cadastro de Reserva.

  • Este prazo deve ser no mínimo 24 hs e não há prazo máximo;

  • Em seguida clique em convocar, após realizar a convocação, os itens serão homologados, independente do cadastro de reserva.

Voltar

50 – Como gerar empenho para empresa beneficiaria do Cadastro de Reserva?

Para gerar Empenho para empresa beneficiária do Cadastro de Reserva, siga as seguintes orientações:

  • Se não tiver Empenho para o Item, cancele a homologação e volte para a fase deaceitação;

  • Se já tiver Empenho liquidado, deverá enviar um Comunica para a UASG 200999 ou um Ofício ao DELOG / MP no endereço do MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO, Secretaria de Gestão, Departamento de Logística, Coordenação-Geral de Suporte aos Usuários. Esplanada dos Ministérios, Bloco “C”, 3º andar – Brasília - DF – CEP:70046-900, solicitando a alteração do resultado no sistema para utilizar o cadastro de reserva.

 

51 – Qual o endereço do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para o envio de correspondência?

O endereço do MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO, Secretaria de Gestão, Departamento de Logística, Coordenação-Geral de Suporte aos Usuários. Esplanada dos Ministérios, Bloco “C”, 3º andar – Brasília - DF – CEP:70046-900.

 

Voltar

Fim do conteúdo da página