Ministério da Economia realizará licitação do TáxiGov para órgãos e entidades localizados no Rio Grande do Sul
A Central de Compras do Governo Federal publicou a Intenção de Registro de Preços – IRP nº 12/2020 para a contratação de serviço de transporte terrestre dos servidores, empregados e colaboradores a serviço dos órgãos e entidades localizados em Porto Alegre, TáxiGov.
A IRP permite a contratação de serviços de táxi ou de transporte individual de passageiros, ou prestação de serviço de transporte por locação de veículos, com área de atuação no Rio Grande do Sul. O contrato terá duração de 12 meses. Entre as exigências do contrato está que os carros tenham quatro portas, ar-condicionado e monitoramento via aplicativo com GPS.
Os órgãos e entidades deverão lançar suas demandas até o dia 17 de julho de 2020, por meio do Portal de Compras (www.comprasgovernamentais.gov.br), conforme orientações que serão publicadas pela Central de Compras.
Expansão
A licitação faz parte do projeto de expansão do TáxiGov para órgãos e entidades localizados nos demais Estados da federação. A expectativa é de que, ainda no segundo semestre de 2020, o modelo esteja implantado em Florianópolis, Belo Horizonte e Cuiabá. Em outubro, Salvador e Natal também estarão utilizando o serviço.
O TáxiGov, serviço de transporte de servidores por meio de aplicativo, já está presente em 86 órgãos e entidades. Até o momento, a medida já gerou uma economia de mais de R$ 25 milhões e também possibilitou o leilão de 137 veículos, que deixaram de ser utilizados pelos órgãos da administração pública. A venda desses carros resultou numa arrecadação de R$ 1,9 milhão.
O modelo incorpora o conceito de serviços por demanda, trazendo outros benefícios como a avaliação dos serviços pelo usuário final, maior transparência com o uso intensivo de tecnologia, menor esforço de gestão dos serviços e mitigação da ociosidade.
Para o secretário, a qualidade do atendimento também é um fator fundamental para a adoção. “Além de permitir que o usuário solicite uma corrida por meio de aplicativo, conseguimos reduzir o tempo de atendimento das solicitações em 22% na comparação com os modelos pré-TáxiGov, melhorando, assim, a experiência do usuário”.
Acesse os documentos na íntegra: