Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Certificação Digital e XML
Início do conteúdo da página

Certificação Digital e XML

FAQ

Comprasnet - Certificação Digital e XML

 

 

1 – Como obter o Certificado Digital no Comprasnet?

2 – Como instalar o Certificado Digital no Comprasnet ou está com Problemas/Dúvidas na Utilização do Certificado Digital Comprasnet / Serpro?

3 – Como renovar o Certificado Digital?

4 – Como fazer o reagendamento para o Certificado Digital?

5 – Qual o procedimento para revogar seu Certificado Digital e devolver o Token?

6 – Porque, ao acessar o Comprasnet com o Token, o Sistema emite a Mensagem: A PAGINA NÃO PODE SER EXIBIDA ou TOKEN REVOGADO?

7 – O que fazer quando o Token foi Roubado, Perdido ou Extraviado?

8 – O que fazer quando o Token está vencido, ou quando recebe um e-mail informando sobre a renovação do Certificado Digital ou recebe a Mensagem de Erro.: "O CPF XXX.XXX.XXX.XX NÃO ESTÁ AUTORIZADO A EMITIR O CERTIFICADO DIGITAL. BUSQUE A AUTORIZAÇÃO COM O GESTOR RESPONSÁVEL PELO SISTEMA/SERVIÇO QUE EXIGE O CERTIFICADO."?

9 – Como alterar, recuperar a senha do Token – Preto porque esqueceu, travou ou bloqueou o Pin do token ou como alterar a senha Pin do Certificado Digital?

10 – Após a mudança de Órgão e necessário trocar o Token ou fazer outra Certificação Digital?

11 – Quais são os documentos necessários para realizar a Certificação Digital?

12 – Como obter orientações sobre o XML?

13 – Como proceder para resolver problemas nos procedimentos do “XML” de Contrato?

14 – Como obter o layout do XML?

 

 

1 – Como obter o Certificado Digital no Comprasnet?

Para obter o Certificado Digital no Comprasnet, siga os seguintes passos:

  • Após acessar o Comprasnet – SIASG com CPF e Senha;
  • Clique em Serviços do Governo, Certificação Digital, Solicitação;
  • Preencha os dados solicitados e clique em “Solicitar/Renovar”;
  • Após Autorizado, o(a) Sr(a) receberá um e-mail para agendar a emissão do Certificado Digital no endereço: https://agendacertificados.serpro.gov.br

Importante: Todos os usuários habilitados no SIASG, Pregoeiro e Autoridade Competente deveram ter o certificado digital para acessar o Comprasnet – SIASG.

Voltar

2 – Como instalar o Certificado Digital no Comprasnet ou está com Problemas/Dúvidas na Utilização do Certificado Digital Comprasnet / Serpro?

Para instalar o Certificado Digital AC Serpro, siga os seguintes procedimentos:

  • Após acessar o Portal de Compras Governamentais, www.comprasgovernamentais.gov.br
  • Na Sessão “GESTOR DE COMPRAS”, clique no link “Links Úteis”;
  • Role o conteúdo da tela até o final e na área “OUTROS”, clique no banner “Certificação Digital”;
  • Leia atentamente o documento exibido e siga as orientações de acordo com o seu certificado.

Voltar

3 – Como renovar o Certificado Digital?

Para renovar o Certificado Digital, siga os seguintes procedimentos:

  • Após acessar o Comprasnet – SIASG com CPF e Senha;
  • Clique em Serviços do Governo, Certificação Digital, Solicitação;
  • Será exibido um formulário com o CPF e Nome do Usuário, preencha os demais campos solicitados e em seguida clique no botão “Solicitar/Renovar”;
  • Após Autorizado, o(a) Sr(a) receberá um E-mail para Agendar a Emissão do Certificado Digital no endereço: https://agendacertificados.serpro.gov.br

Importante:

  • No ato da Renovação é obrigatório a apresentação do TOKEN.
  • Caso seu navegador não reconheça esse site como confiável, confirme a exceção e continue a navegação.

Voltar

4 – Como fazer o reagendamento para o Certificado Digital?

Para solicitar o reagendamento é necessário o Código do Agendamento.

  • Caso tenha o Código de Agendamento, siga os seguintes passos:
  • Acesse o sítio https://agendacertificados.serpro.gov.br
  • Clique na opção “Consultar Agendamento”,
  • Informe o CPF, Código do Agendamento, os caracteres exibidos e clique no botão “Consultar Agendamento”,
  • Clique na opção “Alterar” e escolha um novo LOCAL, DATA e HORA.

Caso NÃO tenha o Código de Agendamento, siga os seguintes passos:

  • Acesse o sítio https://agendacertificados.serpro.gov.br;
  • Clique na opção “Consultar Agendamento”;
  • Clique na opção “Esqueci o Código do Agendamento”,
  • Informe o CPF, os caracteres exibidos e clique no botão “Enviar E-mail”.
  • O Código do Agendamento será encaminhado para o E-mail funcional informado no agendamento.
  • Após receber o Código do Agendamento, siga os passos acima, para o usuário que tem o Código de Agendamento.

Voltar

5 – Qual o procedimento para revogar seu Certificado Digital e devolver o Token?

Para revogar seu Certificado Digital e devolver o Token, é necessário saber qual a Data de Emissão do Certificado Digital (antes ou depois de 04 de março de 2014).

Se o Certificado Digital foi emitido DEPOIS de 4 Março de 2014. O Certificado Digital do Tipo A3 Pessoa Física deverá ser revogado no endereço eletrônico https://certificados.serpro.gov.br/arserpro/

Se o Certificado Digital foi emitido ANTES de 4 Março de 2014. O Certificado Digital do Tipo A3 Pessoa Física deverá ser revogado no endereço eletrônico https://ccd.serpro.gov.br/serproacf/

Caso NÃO saiba a Data de Emissão do Certificado Digital, siga os seguintes passos para verificar:

Se você utiliza o navegador INTERNET EXPLORER:

  • Clique em Ferramentas > Opções da Internet > aba Conteúdo > botão Certificados;
  • Dê duplo clique no certificado e verifique o campo Válido a partir de ... até ... .

Se você utiliza o navegador MOZILLA FIREFOX:

  • Clique em Preferências > Opções > Avançado > aba Criptografia > botão Certificados > aba Seus Certificados.
  • Dê duplo clique no certificado e verificar o campo Validade.

Importante: Os Certificados do Tipo Pessoa Física A3 têm validade de 03 (três) anos.

Voltar

6 – Porque, ao acessar o Comprasnet com o Token, o Sistema emite a Mensagem: A PAGINA NÃO PODE SER EXIBIDA ou TOKEN REVOGADO?

Para solucionar esse problema, A Pagina Não Pode Ser Exibida ou Token Revogado, limpe o CACHE da sua máquina.

  • Clique em “Ferramentas” > Opções da Internet;
  • Clique na aba Geral > Clique em Excluir Cookies’;
  • O Sistema exibe a mensagem: “Deseja excluir os cookies da pasta que contém os arquivos de internet temporários?” > Clique em ‘OK’;
  • Em seguida clique em ‘Excluir arquivos’;
  • Selecione a quadrícula “Excluir todo o conteúdo off-line” e clique em ‘OK’;
  • Clique no botão ‘Configurações’;
  • Selecione o item ‘Automaticamente’ e clique em ‘OK’;
  • Clique novamente em ‘OK’ para fechar a janela;
  • Feche o navegador e abra novamente;

Acesse a página do COMPRASNET e inserirá o TOKEN.

Voltar

7 – O que fazer quando o Token foi Roubado, Perdido ou Extraviado?

Se seu Token (Certificado Digital) foi Roubado, Perdido ou Extraviado, o usuário deverá Revogá-lo Imediatamente e em seguida, realizar um novo Agendamento.

Para revogar seu Certificado Digital, será necessário saber qual a Data de Emissão do Certificado (antes ou depois de 04 de março de 2014).

Se o Certificado Digital foi emitido DEPOIS de 4 Março de 2014. O Certificado Digital do Tipo A3 Pessoa Física deverá ser revogado no endereço eletrônico https://certificados.serpro.gov.br/arserpro/

Se o Certificado Digital foi emitido ANTES de 4 Março de 2014. O Certificado Digital do Tipo A3 Pessoa Física deverá ser revogado no endereço eletrônico https://ccd.serpro.gov.br/serproacf/

Caso NÃO saiba a Data de Emissão do seu Certificado, siga os seguintes passos:

No navegador INTERNET EXPLORER

  • Clique em Ferramentas > Opções da Internet > aba Conteúdo > botão Certificados;
  • Dê duplo clique no certificado e verifique o campo Válido a partir de ... até ... .

No navegador MOZILLA FIREFOX:

  • Clique em Preferências > Opções > Avançado > aba Criptografia > botão Certificados > aba Seus Certificados.
  • Dê duplo clique no certificado e verificar o campo Validade.

Após revogar o Certificado, faça um novo Agendamento, seguindo os seguintes passos:

  • Após acessar o Comprasnet – SIASG com CPF e Senha;
  • Clique em Serviços do Governo, Certificação Digital, Solicitação;
  • Será exibido um formulário com o CPF e Nome, preencha os demais campos solicitados e clique no botão “Solicitar/Renovar”;
  • Após autorizado, o(a) Sr(a) receberá um e-mail para Agendar a Emissão do Certificado Digital no Agenda Certificados;
  • Acesse o sítio https://agendacertificados.serpro.gov.br/
  • Clique na opção “Agendar Emissão”,
  • Informe os dados solicitados, os caracteres exibidos e clique no botão “Agendar Emissão”,
  • Informe a justificativa para Reemissão do Certificado, escolha o local, a data e a hora desejados para o atendimento presencial.
  • Ao concluir o agendamento, o Sistema Agenda Certificados emitirá um Código que será enviado para o E-mail funcional informado. Guarde este Código para eventuais consultas no Sistema.

Importante:

Para emissão de um novo certificado digital quando o token foi roubado, furtado, danificado, quebrado, perdido ou esquecimento da senha PIN (Token bloqueado), o usuário deverá selecionar a opção de REEMISSÃO.

Voltar

8 – O que fazer quando o Token está vencido, ou quando recebe um e-mail informando sobre a renovação do Certificado Digital ou recebe a Mensagem de Erro.: "O CPF XXX.XXX.XXX.XX NÃO ESTÁ AUTORIZADO A EMITIR O CERTIFICADO DIGITAL. BUSQUE A AUTORIZAÇÃO COM O GESTOR RESPONSÁVEL PELO SISTEMA/SERVIÇO QUE EXIGE O CERTIFICADO."?

Em qualquer uma das três (3) situações:

  • Token Vencido;
  • E-mail sobre a renovação do Certificado Digital;
  • O Cpf Xxx.Xxx.Xxx.Xx Não Está Autorizado a Emitir o Certificado Digital. Busque a Autorização Com o Gestor Responsável Pelo Sistema/Serviço Que Exige o Certificado.

O usuário deverá providenciar a RENOVAÇÃO do Certificado Digital seguindo as seguintes orientações:

  • Após acessar o Comprasnet – SIASG com CPF e Senha;
  • Clique em Serviços do Governo, Certificação Digital, Solicitação;
  • Será exibido um formulário com o CPF e Nome, preencha os demais campos solicitados e clique no botão “Solicitar/Renovar”;
  • Após autorizado, o usuário receberá um e-mail para agendar a emissão do Certificado Digital no Agenda Certificados;
  • Acesse o sítio https://agendacertificados.serpro.gov.br/

Importante: No ato da renovação é OBRIGATÓRIO a apresentação do Token.

Voltar

9 – Como alterar, recuperar a senha do Token – Preto porque esqueceu, travou ou bloqueou o Pin do token ou como alterar a senha Pin do Certificado Digital?

Caso possua a senha PUK para desbloqueio da senha PIN ou vice-versa, siga os seguintes passos:

  • Acesse o sítio https://agendacertificados.serpro.gov.br
  • Clique na opção “Perguntas Frequentes”, e siga as orientações descritas na pergunta “Esqueci a senha do PIN ou o TOKEN está bloqueado, como proceder?” ou
  • Clique na opção “Perguntas Frequentes” e siga as orientações descritas na pergunta “Como alterar a senha PIN do meu Certificado Digital Tipo A3 Pessoa Física?”.

Caso NÃO possua a senha PUK para desbloqueio da senha PIN ou vice-versa, siga os seguintes passos:

  • Para o desbloqueio da senha PIN, é imprescindível que o Sr. tenha a senha PUK. Nesse caso, faça uma nova solicitação para emissão do Certificado Digital do Tipo A3 Pessoa Física e siga os seguintes procedimentos:
  • Após acessar o Comprasnet – SIASG com CPF e Senha;
  • Clique em Serviços do Governo, Certificação Digital, Solicitação;
  • Será exibido um formulário com o CPF e Nome, preencha os demais campos solicitados e clique no botão “Solicitar/Renovar”;
  • Após autorizado, o usuário receberá um e-mail para agendar a emissão do Certificado Digital no Agenda Certificados;
  • Acesse o sítio https://agendacertificados.serpro.gov.br/

Voltar

10 – Após a mudança de Órgão e necessário trocar o Token ou fazer outra Certificação Digital?

Não é necessário trocar o Token ou fazer outra Certificação Digital quando muda ou troca de Órgão / Unidade ou Local de Trabalho.

Voltar

11 – Quais são os documentos necessários para realizar a Certificação Digital?

Os documentos necessários para realizar a Certificação Digital são:

  • Cédula de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação Válida (CNH) ou Passaporte, se estrangeiro;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Número de Identificação Social – NIS (PIS, PASEP, ou CI), (se informado) (opcional);
  • Cadastro Específico do INSS – CEI, se informado (opcional);
  • Título de eleitor, se informado (opcional);
  • Uma foto 3x4 recente, caso o documento de identificação tenha mais de cinco anos;
  • Comprovante de Residência água, luz, telefone ou Cartão de Crédito, com data de emissão, inferior a três meses;

Importante: Os custos da Certificação Digital, são de responsabilidade do Ministério do Planejamento e não gera ônus para o usuário.

Voltar

12 – Como obter orientações sobre o XML?

Para obter orientações sobre o XML, acesse os manuais disponíveis para consulta no Portal Compras Governamentais, no endereço www.comprasgovernamentais.gov.br Seção “GOVERNO”, link “Publicações” > “Manuais” > "Siasg".

Importante: Os manuais se encontram em evolução e portanto, devem ficar atentos quanto às atualizações.

Voltar

13 – Como proceder para resolver problemas nos procedimentos do “XML” de Contrato?

Para obter o novo schema do XML de contrato, acesse através da URL:

https://www.comprasnet.gov.br/XML/producao/contratoentidade.asp

Voltar

14 – Como obter o layout do XML?

Se a Unidade/UASG é SISG, estas páginas XML estão fora de uso, por solicitação do Ministério do Planejamento, portanto, estão impossibilitado de realizar procedimentos no que diz respeito ao “XML” de contrato entidade SISG.

Para mais esclarecimentos, entre em contato com o Ministério do Planejamento, encaminhando um comunica para a UASG 200999.

Se a Unidade/UASG é NÃO SISG, utilize as URL'S abaixo para:

SIASG – http://www.comprasnet.gov.br/xml/producao/contratoentidade.asp

RDC – http://www.comprasnet.gov.br/xml/producao/contratoentRDC.asp

Voltar

Fim do conteúdo da página